sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL QUE VIVE DENTRO DE NÓS

Os veículos de mídia desde o fim de 2008 transmitiram diversas informações a respeito da crise econômica mundial. Fomos informados sobre os milhares de empregos que deixaram de existir, sobre as diversas empresas que faliram, histórias das pessoas que passaram a sentir dificuldades de trabalho diante da crise.
Que a crise existe não tenho dúvidas, assim como você não tem (ou pelo menos não deve ter), porém destaco aqui uma questão importante: como você viveu a crise?
O fato é que diversas pessoas viveram a crise de maneira diferente, e isso foi um diferencial para sair dela (ou ficar).
Estamos acostumados a ouvir certas expressões “cada um, cada um”, “cada pessoa é única” ou “ninguém é igual a ninguém”. É claro que essa expressão tem conotação verdadeira, mas a verdade é que muitas pessoas costumam agir de maneira similar em situações de estresse como foi o caso da crise.
Ouvimos casos de milionários que chegaram a se suicidar diante da crise por terem perdido alguns milhões, e ouvimos também pessoas que aproveitaram a crise para crescer com seus negócios, elevar seu patrimônio e enriquecer. É aí que te pergunto: O que você enxerga nessas pessoas? O que há de diferente entre elas? São perguntas que podem obter várias respostas...
Vou me atrever a levantar algumas idéias a respeito do assunto e gostaria muito que também pensasse em outras possíveis razões enquanto você está lendo esse artigo.
Acredito que os recursos internos são os maiores “credores” das pessoas que conseguiram crescer durante a crise. As pessoas que conseguiram usar de sua criatividade, disponibilidade para pensar saídas, sua análise de mercado, dentre outros fatores conseguiram enxergar saídas para a crise. É claro que as pessoas que sofreram intensamente também possuem muitos recursos, porém o que destaco aqui é como as pessoas viveram (ou vivem) tantas perdas. Quando falamos em perdas estamos tratando de algo extremamente subjetivo, que é vivido por cada um de maneira singular, e tal singularidade pode proporcionar um verdadeiro trampolim para o sucesso, bem como o fundo do poço.
Vivemos o tempo das possibilidades. Podemos tudo, desde que saibamos lidar com as crises econômicas mundiais que vivem dentro de nós. Quem mais souber lidar com as crises internas, mais poderão obter ganhos! E aqui cito uma importante dica: se acreditas que não pode dar conta de suas crises internas sugiro que procure alguma atividade que favoreça o seu autoconhecimento para que possa lidar com a sua crise econômica mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário