quinta-feira, 1 de outubro de 2009

QUAL A REPRESENTAÇÃO DO DINHEIRO PRA VOCÊ?

O trabalho possui um grande significado para as pessoas. Diversos teóricos vêm realizando pesquisas, desenvolvendo teorias que justificam a sua importância e o quanto a falta do trabalho mexe com nossas questões existenciais.
Ele é a ponte que nos acessa ao dinheiro e através dele podemos sair de nossa condição econômica, social e até mesmo psicológica. Uma vez que o capitalismo possibilitou o homem de sair de seu lugar hierárquico na sociedade, possibilitou também todas essas mudanças.
O trabalho e o dinheiro são ferramentas humanas interligadas, e o quanto o valorizamos é algo extremamente subjetivo, ou seja, particular de cada um.
Atribuir significado ao dinheiro é algo que envolver o que cada um pensa de si mesmo o que pensa de seu futuro, de seus entes próximos e também de seu passado. Considerar o dinheiro como ferramenta de comprovação de felicidade na vida não é garantia de obte-la, mas pode favorecer certos subsídios para chegar aonde pretendemos.
Por isso, torna-se importante levantar questões para nós mesmos e aqui levanto algumas delas:

• O que pretendo com o meu dinheiro a curto, médio e longo prazo?
• Considero o meu dinheiro como...
• Meu dinheiro serve para...
• Na falta de dinheiro o que faço para sanar minhas dificuldades financeiras?
• Meu dinheiro tem qual objetivo em minha vida e de meus entes?
• Trabalhamos somente por conta do dinheiro?
• O que me faz ter tantas dificuldades em viver com a minha renda?
• O que me faz ter tanta dificuldade em me permitir gastar o que batalhei tanto para conquistar?

Essas são apenas algumas questões a respeito dessa delicada relação entre o homem e o dinheiro. Tenho certeza que novos questionamentos sempre estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário